Tuberculose

Tuberculose

fig_tub1.jpeg

Apesar do  tratamento amplamente disponível e barato em 2011 houve 8,7 milhões de  novos casos de tuberculose no mundo sendo 13% desses casos associados a  coinfecção pelo HIV/Aids. Ainda em 2011,  1,4 milhões de pessoas  morreram devido a tuberculose no mundo.

Após o contato inicial  com o bacilo da tuberculose o risco de desenvolver doença nos primeiro  18 meses é de 5% e, após isso, 5% de risco para o restante da vida. É  estimado que atualmente em todo o mundo 2 bilhões de pessoas tenham  tuberculose infecção latente e estão em risco de desenvolver reativação.  Pacientes portadores de HIV/Aids possuem um risco maior de reativar a  doença.

Os achados clínico clássicos da tuberculose pulmonar são:

  • Tosse crônica;
  • Escarro;
  • Perda de apetite e de peso;
  • Febre;
  • Sudorese noturna;
  • Hemoptise.

Todavia, tuberculose extrapulmonar pode atingir 10 a 42% dos  pacientes e os sintomas são muito variáveis. Subpopulações acometidas  pelo HIV/Aids a tuberculose pode apresentar manifestações atípicas  dependendo da contagem de linfócitos CD4+.

Tratamento

O tratamento da tuberculose latente está indicado para aqueles pacientes com alto risco de desenvolver

tuberculose em atividade e o regime preferido é com isoniazida por pelo menos 6 meses.

O  tratamento da doença tuberculose (tuberculose ativa)  é por pelo menos 6  meses, dependendo dos órgãos acometidos, com esquema de quatro drogas  (RHZE) ou esquemas alternativos dependendo do paciente e estágio da  doença.

O risco de pior desfecho ou surgimento de novas cavidades  estão naqueles pacientes que possuem doença extensa, imunossupressão e  escarro positivo na cultura após 8 semanas de tratamento. Nesses  subgrupos o tratamento pode ser extendido para 9 meses.

O  tratamento é feito geralmente em regime ambulatorial e os medicamentos,  no Brasil, são fornecidos gratuitamente nas unidades de saúde.

 

 

Renato Cassol - Médico Infectologista

Porto Alegre - RS

 

fig_tub2.jpeg
fig_tub3.jpeg
fig_tub4.jpeg
fig_tub5.jpeg