Herpes Recorrente e grupo herpes

Herpes Genital Recorrente

Herpes Recorrente



O herpes genital ou labial recorrente é aquele infecção que ocorre por reativação do vírus HSV-2 e 1. As lesões são dolorosas -tipo pequenas "bolhas"- e acometem a região genital, períneo e glútea. Todo paciente que possui herpes genital deve ser rastreado para outras ISTs (Infecção Sexualmente Transmissível), um check-up infectológico com tecnologia em biologia molecular é especialmente recomendado. Especial atenção deve ser dada a mulheres em idade fértil pois uma infecção pelo HSV-2 tem sérias consequências para o feto na gestação.

Existem alguns protocolos de tratamento para herpes genital ou labial recorrente com o possibilidade longos períodos remissivos. Casais sorodiscordantes para herpes simplex se beneficiam desses protocolos assim como gestantes e pacientes com lesões recorrentes. Ainda em gestantes, a terapia supressiva é recomendada após a 36 semana de gestação e caso tenha lesões no momento do parto a via deve ser a cesariana.

As opções de tratamento devem ser discutida com todos os pacientes que possuem herpes genital recorrente, mesmo entre aqueles com recorrências infrequentes. Os protocolos de supressão, mesmo os de longa duração, não estão associados a emersão de resistência viral.

Herpes Simplex Genital

O vírus genital do herpes simplex (HSV-2) é uma das doenças sexualmente transmissíveis (DST) mais comuns no mundo. A transmissão desses vírus (HSV-1 & HSV-2) não é exclusiva pela via sexual, podendo ocorrer também durante o parto vaginal. Ambos os vírus da herpes (HSV-1 & HSV-2) podem causar a doença e permanecem latentes nos feixes nervosos sacrais.

O tratamento com antivirais sistêmicos resulta em significante melhora dos sintomas da doença e novos e potentes antivirais estão disponíveis no mercado, na maioria, com posologia mais conveniente. 

Renato Cassol - Médico Infectologista

Porto Alegre - RS - Canela - RS