Toxoplasmose

Toxoplasmose


toxoplasma_lifecycle.gif

A toxoplasmose aguda é uma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e possui distribuição global. Em alguns países mais de 90% da população teve contato com o patógeno.

Na infecção aguda no imunocompetente a linfadenopatia cervical é o achado mais significativo sendo essa doença responsável por até 7% dos casos de linfonodos cervicais investigados (principalmente na região posterior). Em 60% dos casos o linfonodo cervical  leva entre 1 a 2 meses para desaparecer, todavia em 6% dos casos isso pode levar até 6 meses.

A infecção aguda pode ainda cursar com sintomas semelhantes aos da mononucleose infecciosa, mas em alguns casos pode ser assintomática, sendo o linfonodo o único indício da doença.

O dignóstico diferencial da toxoplasmose aguda incluem mononucleose por EBV ou CMV, Lues e outras infecções virais. Epstein–Barr virus (EBV) causa doença em 80-90% dos casos, citomegalovírus (CMV) em 8-16% e toxoplasmose em 1 a 2%. Febre pode estar presente.

A toxoplasmose aguda geralmente não necessita de tratamento e não apresenta grandes preocupações
para a saúde, exceto em gestantes.

Em imunoincompetentes (portadores de doenças que causam baixa imunidade) a doença pelo Toxoplasma gondii, na maioria das vezes, ocorre por reativação e a apresentação é bastante diversa.



 

Renato Cassol - Médico Infectologista

Porto Alegre - RS

Referências:

http://wwwnc.cdc.gov/eid/article/13/3/06-0599_article.htm