Blog

Notícias de saúde com foco em infectologia.

Sarampo

Sarampo é uma doença infecciosa grave potencialmente fatal, causada por um vírus com genoma RNA (paramyxovirus do grupo morbilivirus), altamente contagiosa, causa tosse, febre, conjuntivite, mal-estar e um rash maculopapular (manchas vermelhas pelo corpo) . A transmissão do sarampo é aérea, ou seja, basta estar em um mesmo ambiente para haver a transmissão do vírus.

Rash maculopapular do sarampo - imgem site CDC.

Rash maculopapular do sarampo - imgem site CDC.

No fim do período prodrômico, podem ser vistas as manchas de Koplik, que são lesões de 2 a 3mm de diâmetro, discretamente elevadas, de cor branca nas laterais da cavidade oral (são patognomônicas). A principal complicação do sarampo em adultos é a pneumonia. É possível ainda desenvolver, tardiamente, uma encefalite -provavelmente autoimune- pelo sarampo. A doença é transmissível 4 dias antes de aparecer as manchas na pele até 4 dias após seu aparecimento e seu período de incubação varia entre 6 a 21 dias, média de 11-12 dias.

Apesar de ser altamente transmissível o sarampo é altamente previnível, para isso basta vacinar. A recomendação é que todo o paciente entre 1-29 anos tenha 2 doses da vacina contendo o vírus atenuado e para aqueles com mais de 30 anos uma dose. Apesar da vacina ser considerada segura ela não pode ser aplicada em gestantes, imunodeprimidos e pacientes convivendo com HIV com contagem de linfócitos T-cd4+ abaixo de 200. Profissionais da saúde devem receber duas doses da vacina contra sarampo.

Dr. Renato Cassol

Médico Infectologista