Blog

Notícias de saúde com foco em infectologia.

Peste Pneumônica, Septicêmica e Bubônica

Em 2014 a cidade de Yumen na china foi isolada e mais de 150 pessoas foram colocadas em quarentena depois que um homem morreu de Peste, ainda nesse ano nos EUA 16 casos e 4 mortes da forma bubônica foram notificadas (Arizona, Colorado, Oregon). A OMS relatou 3248 casos e 202 mortes, destes 1791 casos foram da forma pneumônica. Ainda em 2019 dois casos na mongólia foram diagnosticados e, no momento que escrevo esse artigo, dois casos na China de Peste Pneumônica foram diagnosticados.

A Peste provavelmente se originou no planalto central Asiático e estima-se que exterminou cerca de 200 milhões de vidas. A epidemia mais famosa foi a do final da Idade Média na Europa: a Peste Negra.

A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis e é uma zoonose predominantemente de roedores e transmitida principalmente por pulgas. Os roedores são os reservatórios primários e o homem se envolve acidentalmente na cadeia epidemiológica. O período de incubação é de até 7 dias na forma ganglionar e na septicêmica e pneumônica é mais curto. Transmissão entre humanos é excessão e as formas pulmonar e septicêmicas possuem quase 100% letalidade se não tratadas.

Dr. Renato Cassol

Médico Infectologista