O herpes zoster (popularmente conhecido como Cobreiro) é a reativação do vírus da varicela zoster (popularmente conhecida por Catapora) . Apesar de ser menos transmissível nessa forma de apresentação, cuidados devem ser tomados quando o paciente possuir a doença. O herpes zoster pode ser transmissível a pessoas que não apresentaram varicela zoster na infância e não foram vacinados.
O tratamento antiviral e analgésico para os pacientes com herpes zoster é amplamente conhecido no meio médico, todavia, as indicações de vacinação para essa doença ainda são novidades. Recentemente o FDA (U S Food and Drug Administration - http://www.fda.gov) aprovou o uso da vacina para pacientes acima de 50 anos de idade. A eficácia da vacina na prevenção do herpes zoster chega a 70% nessa faixa de idade. Em pacientes com mais de 60 anos a vacina não possui uma eficácia tão boa, todavia a mesma deve ser oferecida já que, apesar de não previnir totalmente a doença, ameniza sua gravidade e sequelas. A vacina previne da doença em média por 5 anos após sua aplicação, todavia o efeito atenuante parece continuar após esse período.
(Schmader KE , Oxman MN, Levin MJ, et al. Persistence of the efficacy of zoster vaccine in the shingles prevention study and the short-term persistence substudy. Clin Infect Dis 2012;55:1320-1328)
Renato Cassol - Médico Infectologista
Porto Alegre - RS
Foto do herpes zoster
fonte:
herpes zoster torácica
herpes zoster torácica