Blog

Papilomavírus humano (HPV)

Papilomavírus humano (HPV)

Acredita-se que 50% da população sexualmente ativa do planeta tenham contato com o HPV em algum momento da vida. O HPV é responsável pela maioria dos câncer do colo do útero e orofaringe, assim como diversas verrugas genitais. É de transmissão predominantemente sexual e pode ser transmitido mesmo com o uso de preservativos. Segundo os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) o câncer de colo de útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, apresentando 18430 novos casos todo o ano. O HPV é responsável por 95% dos câncer do colo do útero e, ao contrário do que se espera, aqueles subtipos de vírus do HPV que mais causam verrugas genitais são os que menos evoluem para neoplasias.

Duas vacinas estão aprovadas no Brasil: a vacina quadrivalente (HPV 6, 11, 16, 18) da Merck Sharp & Dohme (MSD) e as vacinas bivalentes (HPV 16, 18) da Glaxo Smith Kline (GSK), são 3 doses a serem administradas.  Infelizmente o Brasil ainda não oferece a vacina pelo SUS.

Já o câncer da orofaringe vem crescendo de incidência no mundo. Recentemente um estudo duplo cego randomizado realizado na Costa Rica (http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0068329) demonstrou que a vacina para o HPV além de proteger do câncer do colo do útero também protege contra o câncer da orofaringe.  

A infecção pelo HPV (principalmente o tipo 16) é um dos causadores do câncer da orofaringe e é transmitido através do sexo oral.  O estudo chega a conclusão que mulheres vacinadas contra o HPV apresentaram incidência muito menor de infecção oral pelo HPV 16/18 sugerindo fortemente que a vacina também previne o câncer orofaríngeo associado ao vírus. Participaram desse estudo 7466 mulheres entre 18-25 anos.


Fonte: 

Designing Tomorrow's Vaccines

Gary J. Nabel, M.D., Ph.D. N Engl J Med 2013; 368:551-560 February 7, 2013

 
 

Renato Cassol - Médico Infectologista

Porto Alegre - RS